Como criar um ambiente de trabalho familiar de apoio mutuo, sem julgamentos, aproveitando o melhor de cada um? Talvez com alguns acordos prévios, ou princípios acordados que apoiem essa construção? Talvez dinâmicas ou processos de trabalho que também apoiem essa relação? Talvez ainda conversas frequentes de retrospectiva, olhando o que foi bom e o que pode melhorar através do reconhecimento?

Fico com essas perguntas e a curiosidade de como seria um natal construindo algo juntos em família, uma ação para o próximo em conjunto, todos somando esforços e reaprendendo a trabalhar em família, como seria? Talvez tivéssemos a oportunidade de conflitar e ser criativos, e ao mesmo tempo sermos extremamente leves no contemplar o trabalho?

Muitas perguntas nessa arte de estar pai, de ser pai, mas também de ser aprendiz com uma geração mais veloz, mais instigada e mais curiosa. Percebo horas muito foco, hora pouco foco como nós adultos, mas também percebo uma habilidade ímpar de se desafiar e se manter em constante desafio para manter a energia no pico, carregada de motivação, alegria e divertimento sendo leve como uma criança deve ser.

Quando penso no que estou fazendo em excesso que me sobrecarrega, me veem em mente todos os frequentes sims, a dificuldade em dizer não, fazendo com que muitas vezes outros escolham por mim. As vezes é um retorno breve no WhatsApp, ou uma conversa que não pode ser adiada, e na maioria das vezes a habilidade de deixar um tempo para mim.

Outras vezes notamos que já aprendemos algo num tempo mais distante, e precisamos reativar o que aprendemos, ou reaprender. Olho para estas constatações e me sinto como uma máquina mais uma vez, mas também, uso das percepções da tecnologia, para perceber que nós humanos temos limites, de fabrica, que sim podemos expandir nossa consciência e habilidades, mas numa velocidade limite que ainda não sabemos.

Fico com essa mensagem da vela, que nem sempre o caminho mais curto tem o melhor vento e se torna o mais rápido. E trago ainda o olhar, mais rápido pra quem?

Ja que se me baseio nos meus números anteriores e tenha melhorado posso estar mais rápido, mas aos olhos de outro navegador mais experientes, ainda posso parecer lento.