Viver em colaboração amando-me.

Sou um homem forte, confiante, comprometido e livre. Vivendo o presente, compartilhando amor, sabedoria e alegria.

Apaixonado por colaboração, acredito que a abundância de recursos está diretamente associada a conexão das pessoas com propósito comum.

Como nos percebermos mais responsáveis?

Perceber a responsabilidade em mim mesmo...

Ontem me percebi irresponsável comigo mesmo, o auto-julgamento ou a auto-percepção me levaram a me punir com meu próprio compromisso. Me comprometi 18 dias atras a escrever e publicar um texto por dia, sabendo que era um desafio e poderia furar algum dia.

Pois é, dia 14 escrevi, pensei ter publicado, mas creio que no momento do ultimo click não estava presente comigo mesmo, não estava sendo responsável comigo memo já que não publiquei o texto, só percebendo a falha na terça feira ao publicar o próximo texto.

Me senti mal por uns 15 minutos ou mais, me culpando, utilizando do chicote comigo mesmo. Pensei em mil e uma possibilidade ou momentos durante o dia, pra entender de que forma trabalhar comigo mesmo para não repetir a gafe própria, afinal é um compromisso apenas comigo. 

Agora escrevendo me percebo em outros momentos que deixo de ser responsável com os outros e as vezes comigo também e me culpo, me puno, fico pensando no que poderia ter feito, vem em mente aquele velho e bom "RATIEI".

QUANTAS VEZES VOCÊ FALHA CONTIGO MESMO? e quantas vezes falhamos com os demais?

Deixo as perguntas abertas para percebermos quantas vezes no dia faltamos com responsabilidade, essa percepção também pode nos levar a outra pergunta, quantas vezes nos sentimos responsáveis por algo que não depende de nós?

Gosto de perguntas, mas não me fixo nas respostas. Buscando entendendo como funciona a percepção de responsabilidade, olho pra palavra que soa em mim uma resposta a habilidade, resposta a ação, uma RESPOSTA. Responsabilidade talvez seja responder por algo, que intrinsicamente nos remete a compromisso com algo, ou assumir a postura de cuidado com algo, é sobre SER RESPONSÁVEL.

Somos responsáveis por nossas atitudes, por nossas decisões, por nossos atos e também por que não? por nossos pensamentos. Estamos sendo responsabilizados o tempo todo, seja de forma indireta ou auto-atribuida. A responsabilidade esta presente a cada instante, segundo, a cada pensamento, entro mais fundo nessa percepção que a cada instante temos uma fração de uma nova responsabilidade.

Tenho assumido compromissos além da minha capacidade, ou me responsabilizado por respostas a inúmeras situações que talvez eu possa não dar conta ou estar sobrecarregado, mas continuo me responsabilizando, algumas vezes transbordando essa responsabilidade ao delegar tarefas e respostas a outros.

Neste mar de responsabilidade, volto a percepção, de que somos responsáveis a todo instante, por decidir, permitir e conceber tudo que nos acontece, eu sou responsável pelas minhas escolhas, pelas minhas reações, pelas minhas atitudes, e por tantas outras coisas que me remetem a ser RESPONSÁVEL PELA MINHA PERCEPÇÃO DE PRESENÇA.

Essa qualidade de presença e percepção, definem o quanto mais ou menos responsável eu me considero ou me vejo. Agora neste momento sou responsável pelo que escrevo, e responsável por concluir que a responsabilidade é apenas um estado de consciência passageira que nos mantem presente aos nossos pensamentos.

Como mudar uma percepção negativa de outro sobre você?

  

Como mudar uma percepção negativa de outro sobre você?

Consegues perceber a evolução dos que te cercam? Dos teus Aliados?

0