Viver em colaboração amando-me.

Sou um homem forte, confiante, comprometido e livre. Vivendo o presente, compartilhando amor, sabedoria e alegria.

Apaixonado por colaboração, acredito que a abundância de recursos está diretamente associada a conexão das pessoas com propósito comum.

Quantos itens tem na tua listinha?

Muitos? E quantas listas?

Tenho um hábito antigo, impensável com os celulares que temos hoje. Tenho meu caderno (agenda) com listas de coisas que estou pendente, é como um extrato bancário todo em vermelho com tudo aquilo que estou devendo pra mim ou pra alguém. 

Esta lista já foi irritantemente imensa, e pra me torturar ainda mais, a cada 15 dias eu atualizava ela, passava a limpo. Sério! Tinham itens que apareciam em todas as listas a mais de 50 semanas. como o da dieta e o de fazer exames, e pra não mentir eles ainda aparecem lá em alguma lista. 

Hoje me peguei conversando com um dos líderes das equipes que trabalho, venho apoiando e treinando este colega já tem 9 meses, e ele simplesmente entrou em paralisia, pediu as contas. Quando recebi a noticia fui procura-lo, o que está acontecendo? e o teu sonho que conversamos? vai amarelar agora? 

Esse colega sentiu a pressão, disse que não estava correspondendo, o tempo entre faculdade, vida de casado, e trabalho eram coisas que não cabiam no mesmo espaço. Começamos a conversa e pedi pra ele me mostrar a lista de tarefas pendentes dele, que sabia que tinha. Tinham mais de 60 itens em quase 3 paginas. Literalmente o sistema cerebral dele deu uma bugada (e natural), impossível começar o dia com uma lista tão grande. 

Em 2011 passei por situação semelhante, assumi a gerencia de contrato de uma obra importante em Alagoas, tinha 27 anos, e queria aprender tudo e atender todo mundo, um dia parei pra montar no excel a lista de tudo que estava pendente por responder ou atender, foram 241 itens, criei colunas pra agrupar por assuntos, depois ordens de prioridade, datas de tarefas, e nome a quem se referiam as tarefas. SÉRIO, AQUILO ERA ASSUSTADOR, pra estudar a lista eu levei um sábado e domingo inteiro e não resolvi nenhum item dela, PARALISIA COMPLETA, me senti um inútil acumulador de tarefas incompletas.

Em janeiro  consolidei todas as listas de 2017 em novas listas e desapeguei, coloquei na listinha de coisas que quero fazer algum dia, listinhas de projetos possíveis, listinhas de desejos, listinha de sonhos, listinha e mais listinhas.

Aprendo aquilo que vivo, e muitas vezes por mais que aprenda, o meu automático teimoso cerebral repete os erros, mas ao conversar com este funcionário hoje, percebi que alguns ensinamentos não tinham ficado claros, e quando pedi para anotarem o que precisavam fazer, não completei a missão explicando de que forma era para anotar.

Começo o dia com 3 tarefas que vou fazer hoje, independente do que aconteça, as demais talvez se resolvam sozinhas ao longo do dia, esse foi meu recado para esse amigo, colega e promissor líder. Escreva as 3 mais importantes e faça amanhã, depois voltamos a conversar....(créditos para o Daniel Wildt que me ensinou essa técnica preciosa.)

Não sei se ajudei, mas é possível que amanhã seja um dia positivo pra ele, ou pelo menos um dia com 3 prioridades importantes.

E se todo dia tivesse um checkin e um checkout?

E se todo dia tivesse um checkin e um checkout?

Como me sinto quando adio projetos que julgava importante?