Viver em colaboração amando-me.

Sou um homem forte, confiante, comprometido e livre. Vivendo o presente, compartilhando amor, sabedoria e alegria.

Apaixonado por colaboração, acredito que a abundância de recursos está diretamente associada a conexão das pessoas com propósito comum.

Podemos liderar através do nosso exemplo? Liderança Distribuída?

Podemos? Sem duvida, devemos, queremos, precisamos...

Acredito que lideramos sempre, de alguma forma em algum grau do ponto que estamos, lideramos nossa família, lideramos entre amigos, lideramos no trabalho, lideramos de alguma forma na comunidade em que estamos inseridos, mas que tipo de liderança? Como perceber ou agir através da liderança?

Um tempo atras, lembrei da primeira vez que me senti líder, como lobinho nos escoteiros com 7 anos e pouco, ao estar como segundo primo e assumir a turma em algum momento. Lembrei também que era o primo mais velho e ter algumas ideias brilhantes para liderar os demais primos. E outros ciclos vieram, de líder de turma, a líder de equipes e a lidar projetos, dos pequenos aos grandes.

Trabalho formando novos líderes, trazendo a percepção a todos os níveis das organizações que cada um lídera através do seu lugar,  do seu circulo, seja onde seja. Lideramos até mesmo quando estamos sozinhos em uma atividade isolada, a liderança pra mim se traduz em iniciativa, que vem de iniciar a ação, intencionar, colocar algo em movimento. 

Se olho por esta perspectiva, de que tudo que é colocado em movimento parte de uma iniciativa, da ação de alguém, que lidera a ação em todos os níveis, já que algumas ações dependem de uma ação coordenada de todos. Me pergunto, por que bloqueamos e repreendemos tanto a iniciativa humana? A liderança distribuída que vejo no mundo, é a distribuição de autonomia com responsabilidade, qualquer um, em qualquer lugar ou posição, abastecido de autonomia e consciente da sua responsabilidade, lidera do seu lugar a partir do seu exemplo.

Lembro sempre de uma frase que tive contato no muro de Berlin em 2014..

“Many small people who in many small places do many small things that can alter the face of the world”

“Muitas pessoas pequenas que em muitos lugares pequenos fazem muitas pequenas coisas que podem alterar a face do mundo”

Podemos evoluir através da distribuição de autonomia, de clareza de responsabilidade, e incentivo a iniciativa, quanto mais iniciativas, mais interações, mais experimentações, mais aprendizados, mais sabedoria, e nessa abundância de ações, com certeza vamos mudar o mundo em que vivemos.

Como instruir e mostrar a liderança interna que temos em nós mesmos?

Como instruir e mostrar a liderança interna que temos em nós mesmos?

O que eu/nós estamos fazendo em prol dessas transformações? (7/jul)

0