Hoje acho que ela não vem, talvez ela exista sempre, muito ou pouco energizada.
Ainda em 2014 numa oficina na Casa Liberdade, traduzi motivação na seguinte equação:
MOTIVAÇÃO = PROPÓSITO x ( AUTONOMIA + LIBERDADE + DOMÍNIO )
No White paper que escrevi da Ecoopower, trouxe alguns sinais de como surge a motivação no pensamento escrito a época em Maio de 2017.
Motivação é movimento em direção a ação, movimento para ação. É algo natural no ser humano, é vivo, uma das formas de potencializá-la então é não bloqueá-la. Motivação é um sentimento, uma intenção declarada. O indivíduo se sente motivado quando tem a soma dos seguintes fatores:
percebe autonomia de decisão individual.
se sente livre.
se sente com domínio sobre o que faz e aprende.
A soma destes 3 fatores é o que gera a energia, mas energia pode ser dispersa, e jogada em qualquer direção, quando essa energia é focada em um alvo, em um propósito temos uma exponencialidade de energia voltada a ação, gerando a motivação no indivíduo e na comunidade.
Sempre busco reescrever minhas percepções no tempo, até por que as perguntas que faço são atemporais, olho para o que já pensei e já escrevi. E me vem presente o quanto é importante o fator de estar ajudando alguém, estar conectado com outro. Escrevo varias vezes que sozinhos não podemos, que somos humanos para viver em colaboração, mas falta algo na equação, faltam trocas, faltam objetivos comuns, falta time.
Reescrevo a equação
Em que motivAÇÃO = PRÓPOSITO COLETIVO x ( Autonomia + Liberdade + Aprendizado +Trocas) x (numero de pessoas impactadas)
Se impacto poucos me motivo pouco, se impacto muitos me motivo muito.
Se aprendo me motivo mais, se não aprendo, não me motivo.
Se troco, ou seja, estou recebendo e também estou entregando, me sinto. motivado.
Preciso de autonomia pra fazer minhas escolhas, pra estar na minha melhor versão.
A liberdade se confunde com autonomia, mas livre de poder ir e vir e não dever nada para ninguém.
O propósito coletivo, por que não acredito em propósitos individuais, ele sempre impacta alguém, e quando construído em coletivo, ao mínimo 2, nunca morre.
Não venho tão motivado, estou introspectivo, em pensamento, fazendo movimentos mais suaves, mais cuidados, talvez porque esteja precisando construir mais propósitos coletivos, e colocar os propósitos individuais a disposição do mundo.
Como estar disponível para trocas?
Comments