O quê? Simplesmente EXPERIMENTANDO…
Sim, talvez a palavra EXPERIMENTAR, ou incrementar a experiência seja o que exprime o que venho fazendo, e o que nós (os que me cercam) vem fazendo.
Se eu apontar ações, medidas ou praticas, posso apontar para pontos discutíveis se são ou não transformações e se tem ou não resultados. O que posso escrever, assegurar e me certificar pelo pedido de feedbacks, é que venho experimentando. Poderia simplificar dizendo que venho tentando, mas tentar parte do pressuposto de que vai dar errado e pressupõe também repetição apoiada no erro.
Ok, podemos continuar tentando, mas prefiro centrarme na perspectiva de continuarmos experimentando, e a experiência me/nos traz aprendizado, consciência ampliada e sabedoria para decidir diferente nas próximas oportunidades.
Parece confuso ao primeiro olhar, eu querer explicar as transformações que venho percebendo nos ambientes e comunidades que estou presente pela simples ação de experimentar, mas como ainda não sei a forma ideal, ou o jeito certo e vivo em sistemas extremamente complexos, me permito experimentar e sentir que cada comunidade, cada organização tem em si transformações especificas que hora dão certo, hora não, e mesmo assim seguem evoluindo.
Me fixo no evoluir, vamos continuar evoluindo, sempre, é uma certeza, se evoluímos juntos, evoluímos mais rápido (métodos ágeis já provaram isso, e a colaboração também), o testar rápido, aprender, evoluir e testar novamente, vem de diferias teorias e praticas, e essa experimentação é o que vem momento cada vez mais rápidos as transformações tão necessárias para o nosso meio de vida.
Eliminar bloqueios, utilizar a criatividade para experimentar de forma distinta, sonhar, planejar, executar e celebrar (aprender), e repetir os ciclos infinitamente, nos movem no sentido de sobrevivência, de estarmos íntegros conosco e com os demais, respeitando o fator humano e de sermos vivos de continuarmos evoluindo como tudo que vive e nos cerca.
As mudanças são uma certeza, e as transformações necessárias fazem parte delas e só saberemos se funcionam se experimentarmos…PARA QUE APRENDAMOS.
Podemos liderar através do nosso exemplo? Liderança Distribuída?
Comments