• Rafael Urquhart

Quais as possibilidades em ampliar ou reduzir o campo de observação no presente?

Reduzir ou ampliar o campo de observação…

Em toda pergunta tem uma estrutura que quer dizer algo mais, quando olho pra sentença anterior, fico com a mão no zoom, aumentar ou diminuir, ir no detalhe isolado de contexto, ou ampliar o contexto ao nível máximo que sou capaz de observar?

Ontem a noite em mais uma brilhante explanação de John Croft, me deparei com um campo de observação a respeito de projetos, no mesmo gráfico era possível enxergar um projeto que estou inserido, na sua completude, assim como o meu próprio projeto de vida. Ao perceber que o padrão no nível mais simples era similar ao nível mais complexo, questionei se essa possibilidade podia incluir o padrão máximo, a humanidade como um todo, o projeto da terra desde o seu surgimento até o hoje.

Ao questionar, e ser correspondido, recebi a mensagem de que não importa o tamanho e a complexidade do projeto, as dificuldades serão as mesmas, e o padrão sistêmico de possibilidades muito provavelmente também.

Incrivelmente como algumas horas depois me conectei a uma memória de uma conversa com um Encarregado de Obras chamado Pedrinho (Me comprometo a buscar o nome completo), me recordo o momento do diálogo, era minha primeira grande obra de construção, estávamos observando a terraplanagem de instalação da unidade de britagem em Tanhaçu na Bahia, eu falava pra ele que estava curioso e aberto a aprender a tocar uma grande obra, ele me indagou me olhando nos olhos, todas as obras pequenas que já tocastes tem os mesmos problemas e soluções de uma grande obra, não importa o tamanho o processo é o mesmo, só tem mais pessoas.

Volto a pergunta, observando que quando amplio a observação me torno humilde frente a minha pequenez no processo como um todo, o importante é que essa humildade não anula a responsabilidade e tomada de ação quando olho no mesmo instante para o campo reduzido de observação, naquele momento tudo depende da minha ação, daquilo que estou fazendo ali agora. Afinal como me disse ontem o John, um grande projeto é a soma não linear de todos os pequenos projetos dentro dele, inclusive o projeto das pessoas que fazem parte desse projeto.

Como celebrar o desenrolar do projeto da nossa vida?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f