• Rafael Urquhart

Qual a boa ação de hoje?

A ação boa, ou a boa ação?

Incrível como a ordem dos fatores altera o produto de uma pergunta. Diferentemente da matemática.

Boa ação me remete aos tempos de escoteiros, ajudar alguém com as compras, dividir o peso, cruzar a rua, estender a mão a alguém e ajudar o outro.

Quanto olho para ação boa, me veem em mente algo divertido, algo bom, que me faz bem, que gosto ou gostaria de…

Em ambos os significados está o bem envolvido, afinal viemos programados para fazer o bem, aos poucos as cascas de defesa, insegurança e medo vão nos trazendo mascaras e artifícios para parecer bom, nos autojulgando do mau que somos o do mau que podemos fazer.

Paro, respiro e olho para esse possível lado mau, que pode ser somente uma perspectiva reflexo do que vejo no mundo, é como se o meu eu mal, espelhasse o mal que sofre do mundo ou o mal que percebe no mundo. Talvez sim essa parte do meu eu mau seja somente uma casca, uma barreira, uma membrana fina invisível que até mesmo pode não existir. Se me percebo mau comigo mesmo me autojulgando, autopinundo, autobloquando automaticamente tantas coisas não positivas direcionadas a mim mesmo, talvez isso crie essa falta e não falsa, impressão de que não estou fazendo o bem.

Mas Rafa a pergunta é sobre boa ação? Sim exatamente, não da pra falar da boa ação sem ter a má ação, uma não vive sem a outra, se não existisse a má ação como eu saberia qual foi a boa ação? Se tudo fizesse o bem, e tudo fosse o bom, talvez o mundo fosse chato o bastante pra eu nem saber que a ação seria boa de verdade, seria simplesmente a ação, nem boa nem ruim.

Que tal se a pergunta fosse qual a ação de hoje? E depois me perguntar se ela me fez bem?

Essa pergunta era pra ter sido refletida ontem, na segunda feira. Não foi um dia bom, me senti preso, de mãos atadas, imobilizado, e no final do dia não consegui enxergar uma boa ação, somente fui percorrendo o dia e fazendo. Fui dormir olhando pra pergunta, boa ação, boa ação? Quem eu ajudei hoje? Fiz algo de legal pra mim hoje além de comer? Esse foi o final do dia de ontem.

Hoje acordo, olho novamente pra pergunta e me questiono será que a boa ação de hoje, é justamente olhar para o todo sem julgar o que é bom ou ruim e agir, me manter em ação? A ação gera aprendizado, gera novas reflexões. Agir hoje pode sim fazer com que o bom e o mau emerjam juntos para que eu me empedre do bom gerado para mim mesmo.

Qual a pergunta que ainda não fiz?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f