top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Qual o resultado da prática?

Conhecimento ou aprendizado…

O aprender é nos ensinado por muito tempo que vem do estudar, que estudando aprendemos. Engraçado é que muito do que estudei OU DECOREI já esqueci. E mais curioso ainda é que tudo que pratiquei está em mim, internalizado, de alguma forma em segundos retorna, é como se fosse um repertório instalado.

Praticar ou estudar?

Não tem certo e errado, para muitos o estudar é um praticar, praticar o cérebro através da leitura. E isso já é em si por na prática para alguns. Que tal se desmembrássemos as possibilidades de prática, e não de aprendizado, se colocássemos o foco na prática, se alguns praticam lendo ótimo, outros praticam fazendo e tudo bem.

Já participei de algumas conversas sobre o aprender, e despertei com esse olhar para O RESULTADO DA PRÁTICA, e vi que isso é meio que unânime (se não for me corrijam), todo aquele que pratica por um tempo algo adquire tal habilidade, quanto maior a pratica mais simples e fácil se torna.

A mas tem os que tem o DOM, putz, talvez eles tenham o dom de praticar mais fácil, por que se divertem ao praticar o que gostam. Que tal praticar aquilo que gostamos, será que é só dom?

Se eu brincar de violão 8 horas por dia, com certeza vou ser bom com violão. Se eu brincar de jogar futebol 10 horas por dia, talvez me torne bom em futebol. Se eu escrever 8 horas por dia talvez me torne bom na escrita, e seguimos com tantas outras habilidades tidas como dons…

Eu me considero alguém que não escreve bem, cometo erros de português aos montes, mas comecei a escrever todos os dias, os erros diminuíram, a prática foi ajudando, o método foi apoiando, e fui criando músculos que me permitem escrever diretamente sem devaneios, sem voltas, e na minha humilde opinião um pouquinho melhor que 1 ano atrás. Isso é prática pura.

Sobre resultado? Alegria, autoreconhecimento e orgulho das habilidades adquiridas.

Como flutuar na escrita na primeira e terceira pessoa?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page