top of page
Foto do escritorRafael Urquhart

Quando é importante ter regras claras?

Regras transparentes. Até mesmo o não ter regras é importante que seja dito.

Imagine que você chega pela primeira vez num país e não sabe muito das regras. Elas precisam estar claras o suficiente para que quem chega as observe com atenção.

Quando viajei para os Emirados Árabes, procurei saber tudo que não podia, todos os cuidados necessários quanto a cultura de lá e as principais regras pra circular por aquele país, nada assustador, mas minha esposa teve que tomar um cuidado maior com roupas e até mesmo postura. Correu tudo bem, mas as regras eram extremante claras e as que não estavam claras eram sabidas por todos a ponto de nos alertarem a qualquer desatenção.

Claro que utilizei de um exemplo extremo, onde homens e mulheres não podem andar de mãos dadas, e existem regras rigorosas quanto a bebida alcoólica e postura em todos os lugares.

Quero voltar o foco para o mais simples, quando recebemos alguém em nossa casa deixamos claras as regras? Burocratizamos? Acredito que não, mas criamos um espaço acolhedor e de confiança onde podemos manifestar uma regra se necessário, ou orientar quem chega. Lembro da casa da minha sogra onde existe o costume/regra de deixar os sapatos do lado de fora, é um cuidado, uma regra positiva a respeito de diversas perspectivas, e que fica clara logo que chegamos, mesmo que diversas vezes eu tenha me esquecido deste detalhe.

Quando abro o leque para projetos, times, equipes, locais de trabalho e uma infinidade de meios onde interagimos com alguém, é importante termos algumas regras disponíveis, visíveis em algum lugar caso alguém tenha curiosidade, ou visíveis através dos nossos hábitos e cultura, de forma a transparecer estas regras no nosso próprio fazer.

Sobre o quando é importante? Acredito que no momento em que percebemos uma situação simples factual de demonstrar essa regra ou de elucidar a mesma. Do tipo algo acontece de forma positiva, reforçamos, “Isso acontece por que aqui operamos assim”, e caso a perspectiva seja negativa, tipo um quebrar de regras, devemos buscar a sabedoria para com leveza trazer, “olhe, aqui nos habituamos a agir assim, com essas regras, te convido a experimentar”.

Parece leve das duas formas, mas ainda mais importante do que comunicar é transparecer. A maioria das regras não precisam ser ditas, são observadas pela própria ação. Essas talvez sejam as mais importantes, e os hábitos a mantem claras.

Quais as regras vcs precisa para dar o seu melhor?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer...

Comentários


bottom of page