top of page

Varios medos em um. Como contemplar o medo de um lugar positivo?

  • Foto do escritor: Rafael Urquhart
    Rafael Urquhart
  • 14 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Contemplar o medo, sentir, observar, analisar, acalmar e agir.


Medos paralizam ou geram movimento? Quem escolhe? Quem decide?


Um novo medo, um conjunto de medos num contexto específico. Qual o contexto? Ele esta completo? É possível a completude de um contexto de medo? Esperar todas as informações necessárias com medo, ou agir com o que se tem para ultrapassar o medo.


Penso no sentido oposto, se olho para o medo como algo negativo, o seu positivo seria a coragem de enfrentá-lo? Ou a coragem de olhar pra ele deixando de existir a patir de uma tomada de atitude.


Só contempo aquilo que existe? Se contempo ele existe, mas e se ao contemplar, sentir eu deixar passar e tomar a tal atitude de coragem. Agir com o coração frente a um medo presente. Olhar com um novo viez de ação ao invez de paralisia.


Começar é sempre a melhor saida, seja la o que for. Talvez quando o estoque de medos aumenta de forma assustadora é chegada a hora de limpar a casa. Abraçar os medos um a um e convidá-los a sua inexistência ou passado. Parece facil mas não é. O medo é meu certo? Despacho ele como quiser, só olhar, apreciar e calar não resolve, ele fica ali, escondido esperando o próximo susto ou suspiro.


Alguns medos já nem assustam mais, paro respiro e eles continuam lá esperando uma mudança de atitude minha que nunca vem. É assim com você também?


Então, contemplar o medo no positivo é agir com o coração. Sentir e ir em frente com o melhor que se tem, com o melhor que se pode, do jeito que dá, passo por passo em posição de atitude e não de resignação, aceitar o medo não quer dizer dobrar-se a ele, mas sim categorizar e reconhecer a importância da sua existência como nutriente de uma atitude positiva.


Cuidar, para desafiar. Apoiar para apresentar o desafio. Preparar o campo para plantar.


Sentir para agir. Sentir é medo e coragem ao mesmo tempo. É percepção que move, viez que embala.


Qual o cuidado prévio que tens tido frente aos desafios que se desvelam no medo?

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Quais os objetos que sirvo ao mundo?

Interessante que nao parei pra olhar quando fiz essa pergunta, mas com certeza foi em janeiro, e parece que depois do carnaval o ano começou mesmo, e em 30 dias o giro foi grande, ao ponto de agora eu

 
 
 
Qual o próximo passo pra cuidar de mim?

Movimento. Um passo, movimento. Fico pensando sobre saúde. Significando como auto cuidado, físico, emocional e financeiro. Não faltam ferramentas, método, processo, tecnologia. Contexto, bagagem, expe

 
 
 

Comentários


bottom of page