top of page

Por que temos que querer algo? O que você quer?

  • Foto do escritor: Rafael Urquhart
    Rafael Urquhart
  • 5 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

O quê? Por quê? Para quê?


Querer, pedir, ir atrás, fazer por, executar.


Quantos quereres ao longo da vida? Quantos planos frustrados? Quantos projetos exitosos?


O "zoom out" da perspectiva do que queremos me possibilita ampliar sobre tudo aquilo que já quiz.


Se quero, vou atrás ou na frente. Se não sei o que quero tanto faz.


Por muito tempo segui muitos planos que não eram meus e também não sabia de quem era. Ou melhorar, planos do status quo, do padrão, da caixinha. Estudar, formar, carro, casa, familia, emprego, segurança, etc...


E a surpresa fica pra quando? Surpreender-se quando o inesperado acontece. A vida tem um pouco de inesperado e não são poucos que vivem assim, no "Deixa a vida me levar".


Sabado pela manhã, meu filho Benjamin acordou, ele queria muito jogar futebol comigo, algum tempo (pra ele tempo ainda não é relevante, é só muito ou pouco). A frente do que ele queria, já existia uma forma, desenhada pela criatividade dele, de como seria e onde seria esse momento.


Acordou já querendo a confirmação de que o querer iria acontecer. Ele queria garantir a sua vontade o seu querer, não da pra negar que ele foi atras, pediu, perguntou. Sinal de que aprendeu a pedir. Problema é que o tom passou do tom, ao invés de pedir ele estava impondo e se colocando altamente frustrado caso não fosse possível.


Fizemos um jogo, descobrimos o que ele queria, e fizemos um combinado. E se a verdade dele encontrasse a minha verdade, e no meio das duas uma outra possibilidade surgisse? E se a idéia de pedir, seja do tipo, seria bom que...


O futebol rolou, não do jeito que ele queria, mas com surpresas ao longo do caminho só possiveis por estar aberto a mudar de rota.


Volto a pergunta e fica mais claro com essa narrativa. Querer é importante pra aproximar contexto, para construir bordo de previsto x realizado, pra ter um horizonte. Não precisa garantir exatamente a jornada, mas minimamente saber como avaliar se conseguimos atingir ou não.


É como pedir, só que a partir da nossa perspectiva de criatividade.


O que eu quero?


Me deparo com essa pergunta já tem um tempo. Imerso em tantas possibilidades que plantei, preciso escolher, deixar claro, aberto aquilo que quero. E de fato não consigo montar uma caixinha pra isso, se opero fora da caixinha, como ter uma caixinha exata e embalada pelo que eu quero.


O que eu quero ainda não existe, não é facil de explicar, talvez ilógico para compreender, mas no meu universo de experiências, faz sentido, faz sentir.


Em janeiro de 2018 escrevi. Quero "Viver em colaboração, amando-me"


Isso engloba um desejo de não carregar o mundo sozinho, de não fazer sozinho, de não entregar sozinho.


Frase carregada de negatividade, pra não acontecer.


Quero um grupo de cuidado, onde cada um possa pulsar o de melhor que existe em si na direção que lhe for mais agradável. Onde o nosso cuidado nos sustente, nos mantenha em sobrevivência. Nutridos de um trabalhar COM, ao invés do trabalhar PARA.


Quero ter tempo para ser surpreendido, convidado, levado a experiências que ainda não vivi.


Quero que a vida me surpreenda com o melhor, com a alegria, com a doçura do meu nariz vermelho.


Quero meus filhos se divertindo nesse contexto sem culpa, fluindo o que tem que fluir. Passando os perrengues necessários para evoluir mas com a certeza inconsciente que tudo vai dar certo.


Que se viemos nus a este mundo, sairemos deles nus e só carregaremos a experiência.


Quero gerar valor suficiente para distribuir.


Quero o bem.


Quero amor.


Parecia dificil no inicio, não foi fácil, mas de fato olhando agora parece simples.


Que a simplicidade do presente, do minuto seguinte, do segundo que passou seja combustível para me manter no prumo, e que os amigos, irmãos a minha volta estejam presentes pra me trazer pro prumo quando eu precisar.


Qual o próximo pequeno grande passo?

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Quais os objetos que sirvo ao mundo?

Interessante que nao parei pra olhar quando fiz essa pergunta, mas com certeza foi em janeiro, e parece que depois do carnaval o ano começou mesmo, e em 30 dias o giro foi grande, ao ponto de agora eu

 
 
 

Comentários


bottom of page