Descontentamentos ou desconfortos ocorrem a todo instante, temos a presença e a capacidade de observar a todo momento e decidir, se podemos suporta-los e as vezes engoli-los, OU comunicar o que nos desconforta expressando uma necessidade que não foi atendida e buscar um outro caminho.
Só que as vezes o meu desconforto se comunicado de forma violenta ou não pensada, pode provocar um efeito ação + reação no outro, que pode em efeito cascata aumentar e potencializar ainda mais desconforto de ambos os lados, caso não exista um acordo de olhar para o que aprender com o conflito.
Estou no entender, praticar e experimentar formas de comunicar descontentamentos provocados por conflitos de relações, não é fácil, mas pode ser simples. Vivemos amargurados uns com os outros, tem os próximos que gostamos, e os que não gostamos, ainda assim os que gostamos mesmo em família temos a velha frase. “Já conheço tem anos, é sempre assim, é o gênio ou jeito dele ou dela.”
Eu uso da mesma mesmice pra mim mesmo, quando reforço um comportamento de que sou direto, franco explosivo e confrontador de conflitos. Até que ponto reforçar isso por um viés negativo me apoia, e não comunica mal meus descontentamentos.
E se por traz disso houvesse uma intenção genuína, que apoie e de base para a comunicação do descontentamento? Ficaria mais fácil ou mais simples?
Como nos apoiarmos em intenções claras, antes de comunicarmos desconfortos conflitivos?
Comments