top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como comunicar descontentamentos sem ferir o outro? (03/fev)

Descontentamentos ou desconfortos ocorrem a todo instante, temos a presença e a capacidade de observar a todo momento e decidir, se podemos suporta-los e as vezes engoli-los, OU comunicar o que nos desconforta expressando uma necessidade que não foi atendida e buscar um outro caminho.

Só que as vezes o meu desconforto se comunicado de forma violenta ou não pensada, pode provocar um efeito ação + reação no outro, que pode em efeito cascata aumentar e potencializar ainda mais desconforto de ambos os lados, caso não exista um acordo de olhar para o que aprender com o conflito.

Estou no entender, praticar e experimentar formas de comunicar descontentamentos provocados por conflitos de relações, não é fácil, mas pode ser simples. Vivemos amargurados uns com os outros, tem os próximos que gostamos, e os que não gostamos, ainda assim os que gostamos mesmo em família temos a velha frase. “Já conheço tem anos, é sempre assim, é o gênio ou jeito dele ou dela.”

Eu uso da mesma mesmice pra mim mesmo, quando reforço um comportamento de que sou direto, franco explosivo e confrontador de conflitos. Até que ponto reforçar isso por um viés negativo me apoia, e não comunica mal meus descontentamentos.

E se por traz disso houvesse uma intenção genuína, que apoie e de base para a comunicação do descontentamento? Ficaria mais fácil ou mais simples?


Como nos apoiarmos em intenções claras, antes de comunicarmos desconfortos conflitivos?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page