top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como evoluir equilibrando expectativas? (17/set)

Parece que tudo fica melhor com uma pitada de equilíbrio.

Expectar com parcimônia e equilíbrio torna a expectativa mais leve. Por que não adianta no fundo no fundo esperamos que algo aconteça, é inconsciente, mas quando ouvimos um trovão esperamos que logo venha a chuva, e este simples fato já é uma expectativa baseada em todas as experiências que tivemos com trovões. Posso esperar granizo, ou estar firme dizendo que é uma brisa. Ambos não são equilibrados, o arriscar mais acertivo é de que vai chover mesmo.

O evoluir vem do incremento das experiências para o despertar do novo, mas também vem da abertura ao incerto nesse mesmo despertar do novo. Ambos coexistem em equilíbrio. Por isso me surge fantástico o fato de que quando as expectativas estão equilibradas e clarificadas com todo o entorno, nos fica fácil imaginar um contexto de ambiente seguro, para que evoluamos ou sozinhos ou em coletivo.

Sobre o como? Não existe formula mágica, a busca do equilíbrio em qualquer âmbito é em si uma busca por evolução. O desequilíbrio aumenta proporcionalmente ao nível de evolução que temos, e é mais difícil se manter equilibrado por mais tempo a cada grau ou nível evolutivo.

É como que se eu dissesse que enquanto buscarmos por equilíbrio nos manteremos evoluindo, seja equilíbrio de expectativas, como equilíbrio de aceitação. Ambos são reflexos da nossa evolução.

O que acontece quando nos desconectamos do sonho?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page