top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como integrar mais perspectivas?

Tirando imediatamente o juízo binário de certo e errado do contexto.

Parece simples quando dito em uma frase, mas nossa cabeça opera na maioria das vezes por uma perspectiva binária, de certo ou errado, bom ou ruim. Se trocarmos o OU por E, já facilita bastante, tudo pode estar certo e errado assim como bom e ruim, depende da perspectiva e do contexto.

Com esse passo simples, já fica mais fácil integrar a parcialidade das verdades, ou seja. Consigo trazer pra uma nova solução o melhor das perspectivas existentes no momento, não eliminando ou bloqueando possibilidades.

Pra exemplificar, digamos que eu queira ir de carro numa viajem, e outra pessoa ir de avião. Temos nossas perspectivas de certo e errado no contexto, é possível que possamos fazer um trajeto misto, uma parte de carro e outra de avião, ou ainda se conversarmos mais profundamente possamos decidir juntos em ir de ônibus, desfrutando da viajem, sem certo e errado, apenas olhando para o apreciativo de cada perspectiva, ou seja a parcialidade das verdades de cada um.

Como simplificar as interações?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page