Times de trabalhos envolvidos?
Olhei alguns dias para essa pergunta e precisei vir a uma obra, estar em contato com times de trabalhos maiores para poder Observer, sentir e me conectar com esse envolvimento.
O envolvimento permear, circular ou transitar os times. Times envolvidos, conectados, atentos e participativos. Qual líder não sonhou, desejou e trabalhou por isso?
Olhando assim parece que estamos falando de equipes sólidas, comprometidas e envolvidas. Mas reduzindo ao olhar mais simples, o envolvimento começa no 1 a 1, no indivíduo. Posso ter uma pessoa envolvida, e de alguma forma isso vai estar permeando um time inteiro. Não preciso envolver todos, preciso que uma pessoa se sinta envolvida, aceite o convite, e então somos dois a convidar e não mais somente um.
Reforço o convite, por que ninguém se envolve em algo que não foi convidado. Convidar é uma arte, e estabelecer esta conexão que aproxima, conecta e envolve é uma habilidade do liderar, mas também uma potencialidade do servir e disponibilizar.
Alguém se sentiu chamado primeiro… tudo começa em alguém, então por quem começar?
Procure aquele individuo que os olhos brilharam, aquele que fez perguntas e que além de despertar a curiosidade ofereceu ajuda, apoio e se colocou disponível, se some e ajude ele a buscar o próximo par de olhos a brilhar.
Isso é envolvimento, isso transforma times de trabalho. Pelo menos hoje, agora é assim que sinto e vejo.
O envolvimento vai e vem, mas quando existe conexão, convite e arte ele fica e se multiplica.
Como se portar frente ao desafio do novo?
Comments