top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como pensar a longo prazo?

E SE NÃO EXISTISSE FORMA DE PENSAR?

Como pensar? É um inicio de reflexão que deixa tudo complicado. Hora como pode existir um método de pensamento específico? Posso fazer planos, estratégias, desenhar uma série de acontecimentos. Mas pensar é muito individual de cada um, envolve tanto consciente e inconsciente juntos que fica difícil descrever um “como”.

Não começo fugindo da pergunta, pelo contrario. Ela me desconforta em vários aspectos.

O primeiro deles é por trazer uma questão de se estou ou não me programando para longo prazo?

Quanto é longo prazo? Longo prazo em relação a carreira, a vida, a família, a filhos, a que?

O segundo é que tentar encontrar um como, para pensar a longo prazo só me leva a fazer perguntas.

Quais perguntas preciso fazer para que minhas ações no agora estejam alinhadas ao que quero a longo prazo?

Agora parece que a pergunta ficou mais ajustada, não é sobre como pensar, mas sobre como agir. Quais ações no agora potencializam a realização dos meus sonhos no futuro?

Parece que fazer novas perguntas pode ser um como, uma forma ou meio. Ainda não sei o que esta por traz da palavra pensar, mas digamos que eu generalize, se penso somente a longo prazo acabo por deixar de viver o agora, o presente, o que não é positivo, assim como se eu não pensar a longo prazo posso deixar de realizar grandes feitos ou grandes sonhos.

Contraditório.

Ainda em reflexão começo a olhar para o meu momento presente. Tenho um horizonte financeiro limitado, uma reserva que mesmo em paralelo ao trabalho atual se esgota em 12 meses. É necessário iniciar algum movimento agora, para que se reflita em reversão desse quadro em no máximo 12 meses. Será? É financeiro, e’ dinheiro, mas preciso mesmo me pré ocupar agora para evitar um cenário ruim que ainda não aconteceu? Ou confio no contexto e acredito que vai acontecer o que precisa acontecer para que o cenário se transforme? O que eu posso fazer com o que está acontecendo agora?

O que eu posso fazer para trazer pensamentos positivos a longo prazo?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page