E SE NÃO EXISTISSE FORMA DE PENSAR?
Como pensar? É um inicio de reflexão que deixa tudo complicado. Hora como pode existir um método de pensamento específico? Posso fazer planos, estratégias, desenhar uma série de acontecimentos. Mas pensar é muito individual de cada um, envolve tanto consciente e inconsciente juntos que fica difícil descrever um “como”.
Não começo fugindo da pergunta, pelo contrario. Ela me desconforta em vários aspectos.
O primeiro deles é por trazer uma questão de se estou ou não me programando para longo prazo?
Quanto é longo prazo? Longo prazo em relação a carreira, a vida, a família, a filhos, a que?
O segundo é que tentar encontrar um como, para pensar a longo prazo só me leva a fazer perguntas.
Quais perguntas preciso fazer para que minhas ações no agora estejam alinhadas ao que quero a longo prazo?
Agora parece que a pergunta ficou mais ajustada, não é sobre como pensar, mas sobre como agir. Quais ações no agora potencializam a realização dos meus sonhos no futuro?
Parece que fazer novas perguntas pode ser um como, uma forma ou meio. Ainda não sei o que esta por traz da palavra pensar, mas digamos que eu generalize, se penso somente a longo prazo acabo por deixar de viver o agora, o presente, o que não é positivo, assim como se eu não pensar a longo prazo posso deixar de realizar grandes feitos ou grandes sonhos.
Contraditório.
Ainda em reflexão começo a olhar para o meu momento presente. Tenho um horizonte financeiro limitado, uma reserva que mesmo em paralelo ao trabalho atual se esgota em 12 meses. É necessário iniciar algum movimento agora, para que se reflita em reversão desse quadro em no máximo 12 meses. Será? É financeiro, e’ dinheiro, mas preciso mesmo me pré ocupar agora para evitar um cenário ruim que ainda não aconteceu? Ou confio no contexto e acredito que vai acontecer o que precisa acontecer para que o cenário se transforme? O que eu posso fazer com o que está acontecendo agora?
O que eu posso fazer para trazer pensamentos positivos a longo prazo?
Comments