top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como reagir a um feedback duro mas sincero?

Passo 1, respire.

Passo 2, inspire.

Feedbacks são importantes, e precisam ser entregues e recebidos. Só que, existe UMA ARTE em dar e receber retornos. Pessoalmente adoraria fazer de uma forma melhor, mais amorosa, mas firme, e isso é de uma sutileza ainda grande que pode ser interpretada de diversas formas.

Algo que aprendi, e isso no fórceps errando bastante. É que WhatsApp não é canal de comunicação para feedbacks. É um chat cada vez mais transbordante que nos toma atenção, do que um canal de comunicação cuidadoso.

Para um feedback é necessário olhar olho no olho, conversar. Recentemente eu dei um feedback por mensagem em horário inapropriado, me veio a imagem na cabeça, as reflexões e as vomitei em mensagens por WhatsApp. O resultado não foi bom, mesmo que depois tenham existido duas conversas para remediar. E passei uma semana me perguntando, POR QUE RAIOS NÃO FUI DIRETO PRA CONVERSA.

O universo esta equilibrado, e na semana seguinte eu recebi um feedback DURO POR WHATSAPP, o que estava escrito estava baseado em fatos, obvio que na percepção de quem emitiu, que naturalmente era diferente da minha, mas era de fácil entendimento os fatos geradores do feedback, e foram importantes pra mim.

Respirei, me senti mal, em certo ponto agredido, esse foi o primeiro despertar, tipo, ESTA DURO DEMAIS, mas no mesmo instante veio a lembrança do que eu tinha feito uma semana antes. Inspirei e respirei de novo, em certo ponto me defendi (acessei o lado do cérebro voltado a sobrevivência) expondo minhas perspectivas, concordando com o outro lado, mas expondo que existiam mais pontos de vista somando os dois. Também de forma dura (e erradamente mais uma vez por WhatsApp), mas agradecendo o feedback, afinal não é todo mundo que tem a liberdade e a coragem de emitir feedbacks duros e verdades aos outros. Isso é necessário, só precisamos aprender juntos uma forma.

O que fiz depois disso? REFLETIR.

Reflexionar quais aprendizados eu podia tirar da situação, inclusive me fez bloquear por 10 dias, essa pergunta é do dia 23 de abril, dia em que recebi o feedback, e escrevo hoje dia 24 de maio no contexto do dia 23, mas já tendo respirado e inspirado bastante, refletindo os PARA QUÊS do feedback, e os COMOS do evoluir a partir disso.

Quem bom se todo mundo tivesse uma rede que te entende, que tem abertura pra te dizer verdades, que percebe que como humanos estamos errando todos os minutos o tempo todo, a partir de diferentes perspectivas. O problema é quando achamos que estamos acertando o tempo todo, nossa (MINHA) arrogância nos engole, e nos torna venenosos, bélicos, firmes demais, quando a escolha mais amorosa é sermos leves conosco e com os outros.

Para enxergar é necessário refletir, inspirar e expirar e se manter presente aprendendo na humildade do não saber e do se permitir errar.

O que te paraliza?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page