top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como se portar frente ao desafio do novo?

Agir, fazer e experimentar.

Essa semana fui desafiado por um amigo a facilitar o jogo do herói online. No inicio fiquei receoso, com as possibilidades difíceis de lidar ao criar um contexto de energia, aproximação e conexão muito fortes relativos ao processo de condução deste jogo.

Relutei, pensei em pedir ajuda, pensei em evitar a situação. Afinal o jogo do herói uma descoberta, um processo de autconhecimento muito forte baseado em presença conexão e sincronicidade. Já não facilitava presencialmente a mais de 15 meses, muito por não sentir presente a energia necessária para a condução do processo.

O convite para experimentar em um novo modo, mais digital, longe das pessoas, eu em Natal no RN e os participantes em Porto Alegre e Florianópolis me colocou em duvida e medo da real possibilidade de eu conseguir “dar conta”. A insistência e a confiança depositada estiveram no mesmo nível, e em algum nível da minha consciência busquei o SIM necessário para experimentar, correr o risco e enfrentar o desafio.

Engraçado por que muito do jogo é sobre isso, sobre sair do mundo conhecido, enfrentar um grande desafio de frente, e partir para uma nova descoberta para um novo caminho na direção do desconhecido. Enfrentar um desafio é uma jornada reticente, contínua e corriqueira. Todos os dias temos uma, nos mais diferentes níveis de dificuldade.

Campbell descreveu brilhantemente a jornada heróica em herói de mil faces. Sua narrativa e observação a respeito dos heróis mitológicos da humanidade encontrou um padrão dialético, narrativo e por fim comportamental. É do humano paralisar ou reagir perante um desafio, cada jornada nas suas infinitas possibilidades é carregada de um mesmo padrão, seja nas fáceis ou nas difíceis.

Sempre existe um convite, aceitável ou não, para que iniciemos uma nova jornada frente a um novo desafio.

Me pergunto como me portar, e creio que a palavra perene de aprendizado, vestindo o capuz de aprendiz mais uma vez me permite topar qualquer desafio, mesmo aqueles que acredito impossíveis. Estar aberto a aprender, a enfrentar os medos existentes e percorrer uma nova jornada, com desafios novos e um desconhecido a explorar, permite em primeiro plano despertar pelo menos novos aprendizados, com êxito ou sem êxito aprender é uma certeza.

Deixo o convite a batermos de frente com nossos desafios, enfrentarmos e nos colocarmos como aprendizes, se precisar de ajuda me chama, que agora depois de experimentado, posso facilitar uma nova perspectiva perante a jornada de enfrentar desafios.

O que acontece quando falamos do coração a partir da nossas histórias?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page