top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Como transitar do ter para o ser?

É difícil estar consciente do ser o tempo todo.

É difícil não ser quem se é em determinados momentos onde deveríamos ser de outra forma.

Duas afirmações de dificuldade. Perceba que na primeira existe uma cobrança interna de controle, um autocontrole sobre estar sendo. Bobo, afinal se é simples ser, por que controlar isso. Na segunda afirmação é uma dificuldade de segurar a voz interna quando em um ambiente ou contexto que pede um comportamento específico.

Olhando assim parece complicado ser, e aprender a ser. É duro observar-se quando o contexto te leva pra longe da tua essência e em paralelo a tua culpa interna te cobra ao extremo para te trazer para o teu centro novamente. É um eterno movimento e eterna luta para simplesmente ser.

Falo sobre a dificuldade, para entrar em uma ainda maior relativa a propriedade e consumo.

Está enraizado o consumir. Parece que já vem de fábrica. Somo a isso o desejo que emerge do conforto, da sensação do ter. É simples e fácil falar que temos que sair da lógica do ter para o ser, mas nossa cabeça nos prega peças terríveis quando nos colocamos barreiras que para ser tem que ter. De verdade será que essa dependência de consumo, alivio e feedback de que se esta conquistando algo são positivos para apoiar o nosso ser?

Será que existe positividade nesse feddback por consumo e propriedade?

Qual a sensação de comprar uma casa? De adquirir um carro? De reformar o jardim? De planejar, investir num design confortável para a própria casa? São situações ligadas ao ter para ser.

Como desapegar do da idéia de conforto e conquista?

Fico mergulhando em mais e mais perguntas, mas não me permito fugir do “Como Transitar?”, interessante essa junção, é quase como um “Como se mover?”. Viver é movimento, é frequência, é acelerar e reduzir, esquentar e esfriar. Talvez possa parecer impossível somente ser, sem ter. Os monges talvez tenham a máxima do ser sem ter. Mas parece simples observar que todo extremo bloqueia mais do que liberta.

Nesse contexto, como dar equilíbrio do ser com o ter, partindo da não eliminação na direção da integração dos dois. Afinal a sociedade e nosso inconsciente nos cobra conforto e segurança, que são abastecidos pelo ter, e é nessa tranquilidade de não medo e risco que nosso ser aflora, mas também é no desconforto do risco que nosso aprendizado emerge.

É preciso do risco para descobrir e do conforto para praticar.

Como dançar entre o risco e o conforto?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page