top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

De onde vêm a necessidade de padrão?

Atualizado: 21 de fev. de 2022

Necessidade por padrão ou busca por padrão?


Fiquei um tempo refletindo sobre que padrão é esse e não faltaram perspectivas diferentes fora do padrão.


Talvez seja mais simples listar alguns campos possíveis sobre essa “necessidade comum”

  • Necessidade de se encaixar no padrão

  • Necessidade de aceitação

  • Necessidade de perfeição

  • Necessidade de reduzir ou eliminar erros

  • Necessidade de controle…

Fico com a última que talvez engloba todas as outras na direção de uma última, “Segurança”.


A perspectiva pela lente de segurança me permite separar alguns níveis de necessidade de padrão com exemplos práticos em 3 campos ligados a segurança.


Segurança a vida. Imagine um avião sem um padrão, imagine um veículo sem um padrão de segurança. Sou ainda uma máquina em uma indústria sem um padrão de proteção. Englobo ainda aqui toda a ciência médica, farmacêutica e tudo que envolve um padrão no cuidado a vida.


Segurança de escala. Imagine vender um produto diferente a cada dia, como no artesanato, o custo aumenta, muito do que hoje temos um custo reduzido não seria possível na inexistência de um padrão. A escala com seus padrões nos trouxe ACESSO a muito mais artefatos do que poderíamos imaginar.


Segurança de recurso. Imagine fazer algo sem limites, sem bordo, sem finitude. As possibilidades seriam tantas que talvez a convergência tivesse demorado, ter um padrão para definir finitude ou limite, nos ajuda a ter orçamentos, planejamentos metas.


Existe padrão pra tudo? Será mesmo ou é o conjunto dos nossos conhecimentos como humanidade, traduzidos em ciência, pesquisa e ações, que nos conduziram a descobrir tantos padrões positivos que nos servem a vida?


Talvez a necessidade de padrão venha mesmo da evolução e me explico.

Tudo parte de uma excitação, um aumento de energia no caos, desde uma ideia à um sonho detalhado. Essa efervescência, ativação e energia se mostra descontrolada, com um campo enorme de possibilidades, INSTÁVEL, INCONTROLÁVEL num primeiro olhar. O padrão nos guia, para ESTABILIZAR, colher a maior positividade possível, até que emerja uma nova ação sobre esse padrão, capaz de iniciar um novo ciclo evolutivo.


Me sinto tem bastante tempo tentado a romper padrões, isso me fascina, é essa energia de disrupção que me move, é como se pra mim, observar, encontrar e documentar o padrão seja um passo necessário para rompe-lo numa nova direção. Talvez o meu papel em todos os projetos e situações que me envolvi tenha sido este, ESTABILIZAR, PROPORCIONAR CONTROLE E PADRÃO, para no momento seguinte rompê-lo, a partir de um conflito positivo, um ponto de tensão, que não me deixa mais aceitar o padrão e me força a evoluir, inovar e criar.


O padrão, para mim, é o desconforto necessário e temporal que me impulsiona a evoluir.


O que me desconforta agora?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page