top of page

O que a velocidade revela em mim?

Foto do escritor: Rafael UrquhartRafael Urquhart

As vezes me sinto querendo ir mais rápido quando todos a minha volta pedem para eu diminuir o ritmo.

O tempo é a referência para a velocidade, chegar mais longe no mesmo tempo, ou chegar no mesmo lugar com menor tempo. Em ambos os casos a velocidade determina as minhas ações. Sim a velocidade das minhas expectativas é proporcional a dos meus pensamentos, espero que a reação seja imediata, quando na verdade ela demora um tempo.

Esse delay ou demora entre a resposta que espero, e a resposta que acontece me aborrece e me paralisa. A sensação de estar esperando o tempo todo me desconforta, pra que serve chegar na frente se tenho que ficar parado esperando?

Gostaria de ser surpreendido as vezes, e ter algumas expectativas superadas, não é o que vem acontecendo. Parece que estou sempre correndo por um tempo, pra chegar antes e ficar esperando, como seria se eu encontrasse o ritmo adequado, a velocidade adequada?

Não me resta outro caminho, a não ser reduzir meu ritmo para entrar em equilíbrio e em sintonia com o ritmo do meu entorno. Sim talvez fique um tédio, essa é a primeira impressão. Mas não posso esquecer que é uma redução, não uma parada. É melhor manter um ritmo em sintonia com meu entorno, e ter mais tempo para observar, do que correr e ficar parado lá na frente.

Não é sobre me achar, nem sobre subestimar, é sobre sentisse em descompasso. Simplesmente sinto isso, e os feedbacks que me chegam, é que quero que as pessoas acompanhem o meu ritmo, e isso é impossível, volto tento puxar e também não rola. É como se eu insistisse em encontrar uma forma, do pelotão andar mais rápido, e não tem jeito, estão todos nos seus limites, e eu é claro no meu também.

Quando penso em que revela, é sobre o que se torna perceptível, quem já esteve comigo numa equipe sabe que cobro velocidade, agilidade, adaptabilidade e responsabilidade. O tempo de resposta é mais importante que a resposta propriamente dita. Foco no tempo, pois tenho ele como recurso mais valioso que qualquer outra coisa, o meu tempo e o tempo do meu entorno tem seus valores, e por isso cobro tanto essa velocidade que percebo possível.

Alguns me dizem:

“Rafa não adianta querer que as pessoas te acompanhem no teu tempo de resposta, isso não vai acontecer, é forçar demais.”

Pois é, não faço por mal, faço por que me preocupo, por que trato o tempo com o devido respeito e responsabilidade para que não seja desperdiçado.

Termino de escrever a linha e percebo que a velocidade em mim revela a preocupação com o desperdício, e me vem uma pergunta.

Quem se importa com o tempo desperdiçado por mim?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos...

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer...

Comentarios


bottom of page