top of page
Foto do escritorRafael Urquhart

O que acontece durante?

…é só o que acontece.

Tenho observado meus pensamentos com mais frequência. Tentado inutilmente freia-los ou ainda resistir ao pensamento sobre o pensamento. É natural que eu me preocupe com o futuro e me julgue pelo passado. Fácil de perceber e sentir, mas talvez pouco prático para ajudar no agora.

O que acontece é só o que acontece. Gratidão ao Daniel Wildt por me apresentar esse conceito.

Não é sobre minimizar o que acontece, muito pelo contrário, é sobre maximizar o que acontece sobre o pensamento baseado no que está ocorrendo. Tudo ao mesmo tempo. Escrevo agora e em algum nível de pensamento vem a reflexão se as últimas linhas são entendíeis ou não. Ao mesmo tempo a escrita revela um pensamento transcrito agora, neste exato segundo em que escrevo ou que alguém me lê.

Poderia completar a frase, me perguntando, “O que acontece durante a minha escrita?”, isso sobrepõe o conceito anterior e carrega a observação de maior contexto. Ainda assim eu poderia minimizar o momento somente como escrita, como materialização do que passa agora em minha cabeça, ou ainda, a reflexão textual de forma organizada de algo que decidi contar ou explicar agora.

Ainda no contexto da escrita, estou apenas refletindo sobre uma pergunta feita há, talvez, 3 semanas atras, a mim mesmo, sem objetivo específico algum, apenas o objetivo de observar o poder da própria pergunta, minimalista em si, mas ampla em possibilidades.

Não, o texto não está confuso, talvez o momento de quem lê, e quem lê, não seja o mesmo momento deste que escreve, o contexto é diferente, a hora, o dia também. Por isso reconheço que somente quem vive o momento pode valoriza-lo, viver o agora requer paz, alegria, sabedoria de discernir que o importante é o agora, e que a forma ou o jeito que o “durante acontece” é único, improvável e merece da máxima atenção para ficar na recordação ou no esquecimento.

Afinal, durante muito tempo, o que foi registrado sobre o durante não conta o todo e sim fragmentos com infinitas possibilidades de interpretação, contexto e objetivo da narrativa. Assim esta tentativa vaga de resposta ao descrever a unicidade do agora se assemelha a muitas histórias sem exato contexto do que se queria contar se não somente descrever o durante, ou simplesmente o AGORA.

Para quê a importância no contar de uma história?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos...

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer...

Comentários


bottom of page