• Rafael Urquhart

O que fazer quando um sonho te tira o sono?

Se estiver deitado levantar da cama e escrever, caso contrário cuide de ti primeiro antes de fazer qualquer outra coisa.


Mas no fundo no fundo, não é sobre dicas práticas que quero falar, o paragrafo anterior é como eu gostaria de agir, que por sinal é bem diferente do que acontece na maioria das vezes.


Primeiro é bom separar o sonho inconsciente do consciente.


O inconsciente é aquele relativo ao dormir, que traz em si muitas informações em meio ao caos, metáforas e histórias, mas ainda é inconsciente. Quando a perda de sono provem dele, o melhor é tomar um gole d'água, escrever as melhores lembranças se possível e voltar a dormir.


Já o consciente é aquele sonho que te tira o sono acordado mesmo, não te deixa dormir, você rola na cama pra todos os lados, olha pra cima e continua pensando nele. É sobre esse sonho que quero refletir o que é preciso fazer.


Fiquei um tempo sem um sonho claro definido e materializado na minha mente, um pouco por que estava em busca dele, outro por que estava focado apenas no meu sustento e evolução no tempo presente, sem olhar para futuro.


Resulta que já se vão quase 2 meses desde que acordei para esse sonho, pra ser exatos 50 dias, pouco num primeiro olhar, mas foi ele que tornou possível essa nova roupagem e comunicação do meu site. É este sonho que tem me tirado o sono 3 ou 4 vezes por semana, não por preocupação, mas por cuidado. Me deixar levar por esse sonho e investir coragem nele tem sido a tônica do meu sonhar.


Estou no limiar do planejar para o realizar, na borda do sair do mundo interno para o externo, um sonho ainda tímido em comunicação e compartilhar mas muito vivo na minha cabeça.


O que fazer com essa perda de sono? Talvez a dica seja a mesma, levantar e escrever, documentar, desenhar, detalhar, até tirar o máximo do sonho da cabeça no papel em um nível em que o que fique na cabeça seja apenas o cansaço e aceitação de que o tempo necessário é o tempo necessário.


Não sei quanto tempo é, talvez você tenha um sonho assim, na memória, na cabeça, ainda sem tempo para acontecer, talvez já materializado e escrito, ou ainda não. Talvez esse sonho que te tira o sono possa ser só um holograma da imaginação, muitos talvez.


Mas concorda comigo que se te tira o sono, é por que o sonho é real.


Uso muito da jornada do herói e o mito da caverna como mecanismo para explicar os movimentos depois de um sonho. A partir dessa leitura, meu caminho é sempre olhar com carinho para o sonho, investir um tempo nele se necessário e só ai decidir, se saio da caverna e aceito o convite não retornável de mergulhar nesse sonho, ou se escrevo ele e me abstenho de qualquer movimento, também decidindo em abandoná-lo para voltar a dormir.


Estou nesse momento, entre decidir ir (sem retorno), ou abortar a missão. Quem sabe hoje eu não durmo um pouco melhor.


Como transformar um sonho numa história convidativa? Aberta e que aproxime outros ao sonhar e transformar esse sonho em algo maior e concreto?





É minha




24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo