top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

O que mudou ao contar histórias?

Contei muitas histórias a partir do que eu queria dizer, ou isolado no meu contexto. É como aquela história que conto sem saber quem vai ouvir, ler ou estar presente.

Percebi com o tempo, que contar histórias não começa a partir de quem conta, mas sim de quem a escuta, do contexto em que a história acontece, da mensagem que pode ser recebida para só então criarmos as perguntas certas que conduzem a história.

Sim, são as perguntas as luzes do caminho, perguntas principais como?

A quem interessa esta história? Se ela for percebida, qual o valor entregue? O que de fato essa história proporciona? Quem lê ve uma critica? uma reclamação? ou um compartilhar? O que aconteceu de mais importante? Qual o maior aprendizado? O que foi diferente? O que é novo e o que se repetiu? Por onde começou? Qual foi o desfecho? Qual a palavra ou título que desperta esta história? (confesso que nestas daqui a pergunta sempre ocupou este lugar).

Mas de fato o que mudou? O fato de contar uma história contem em si uma história ao contar. É um fractal, é como se existisse a história dentro da história, a jornada observada ao contar a história, e por consequência, a jornada da própria jornada em quantos níveis profundos formos capazes de documentar e observar.

Fractal é algo limitante se olharmos a nossa capacidade individual de percepção, mas nos cabe lembrar que ao perceber e receber uma história, podemos ter infinitos contextos, infinitas percepções e experiencias que podem dar a essa jornada/história incontáveis possibilidades de fractais percebidos.

A célebre frase, “Acertar dois pombos com um tiro só.” pode sim explicar os improváveis caminhos que uma história pode contar e a quem pode encontrar.

Quais as migalhas que deixamos pelo caminho através das nossas histórias?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page