• Rafael Urquhart

O que significa pra ti a pergunta, o que comunicar? (14/ago)

Intenção…

“O que comunicar” me conecta com a intenção, com o mais importante do que se esta fazendo, o para que se está fazendo o que se está fazendo.

Não sou o entendido de marketing ou de comunicação, embora alguns estudos, experiências me deem alguma noção do assunto. É como seu eu soubesse muitas coisas que não funcionam, e sigo experimentando aqui e ali o que realmente funciona a partir do erro.

A comunicação “comercial” está muito conectada com o vender. Que convenhamos é a real intenção pela maioria das situações do que se comunica. Primeiro vender, depois conectar. Conectar sem vender talvez não seja a intenção, embora o vender sem conectar esteja por todos os lados.

Por que me pego nesta contradição entre vender e conectar?

Por que o que se quer comunicar esta muito conectado a esta intenção, a do fazer por que faz sentido, pelo menos pra mim, já que a pergunta deixa aberto o para ti e consequente para mim.

Me fecho na maioria das vezes, não comunicando, ou pensando que não estou comunicando, caindo no erro de que o não comunicar também é uma comunicação. Penso que tudo é possível, mas é imprescindível que se tenha clareza da intenção, da verdade, do “para quê”.

A pergunta sobre o que comunicar me perturba. O que me sustenta até hoje são os trabalhos ligados a engenharia, onde a seriedade, a certeza, a firmeza e o pragmatismo são componentes fundamentais, a seriedade se sobressai. Ao mesmo tempo meu propósito conectado a colaboração, ao fazermos mais juntos, a experimentar outras formas coletivas, está conectado a leveza, a sutileza, ao verdadeiro, mais abstrato e mais subjetivo do SER humano.

É como se existisse um paradigma entre A e B, onde sou convocado a escolher A em detrimento de B. Será, o que está no meio que conecta ambos, e esta diretamente associado a mim, a minha verdade, a minha coerência e a MÁXIMA INTENÇÃO do que me conecta aos demais e a mim mesmo.

Fico ainda na duvida, consigo descrever o que significa a pergunta, mas não consigo responder ela de imediato, fico pensando “O que comunicar” e isso me prende a duvida entre A e B, queimando neurônios na busca deste C = A+B de forma simples, direta e que me conecte ao que faz sentido.

Por que a não escolha dificulta o foco?


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f