top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

O que é possível fazer em 1 minutos?

Pensei ter escrito a pergunta errada, pela concordância acredito que sim, mas aquele s faz toda a diferença na reflexão e contexto. 1 minuto isolado, ou 1 minuto de muitos?

Se eu limitar ao pensamento do que é possível fazer em 1 minuto, estando sozinho, apenas com minhas habilidades e energia, realmente o campo de possibilidades fica limitado, restrito, talvez nos dias de hoje seja o tempo suficiente para enviar uma mensagem a muitas pessoas.

Mas quero refletir mais além, imagine 1000 ou 10000 pessoas, concentradas na mesma vibração, conectados a uma intenção, vibrando neste mesmo minuto uma ação focada para o bem de todos. Consegue perceber que o campo de possibilidades aumenta exponencialmente? Não é a soma das partes, não é a soma de 10000 pessoas, mas algo incrível pelo alcance, pela propagação, e pelo movimento possível. Não da pra erguer uma casa por que uma pilha de tijolos não se forma em 1 minuto, mas em contrapartida da ter ideias num volume suficiente capaz de transformar uma cidade inteira.

Acho que já escrevi de um movimento que fizemos em Donosti na Espanha em 2016 durante o The art of colaboration. Queríamos coletar depoimentos do maior número de pessoas, com tempo não superior a 1 minuto, o staf do evento tinha uma equipe completa de filmagem e produção, mas não cabia no tempo entrevistar mais de 100 pessoas. Como fazer?

Em um movimento de simplicidade, convidamos todos a um circulo, e que levassem os seus celulares. Alguns estranharam já que o evento era muito voltado a conexão entre seres humanos e na grande maioria do tempo lutávamos para nos afastar dos aparelhos. Em minutos tínhamos mais de 120 câmeras. Formamos acredito eu aproximadamente 60 duplas, aqueles que estavam sem aparelho, se somaram aos que tinham. O desafio, em 5 minutos, filmarmos 1 minuto de depoimento de cada integrante da dupla, ali, ao vivo, no improviso, conectados aquela energia na melhor versão que pudesse emergir. Feito era melhor que perfeito.

Foi para mim uma das maiores experiencias com o significado tempo, tempos de pois acabamos não fazendo uso dos videos, o crowdfunding pensado acabou não decolando, não atingimos o engajamento necessário. Mas com certeza em 1 minutos de todos deu pra fazer bastante coisa e sentir uma energia incrível de um velho mantra “Sim podemos”.

Quando o fazer se sobrepõe ao planejar?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page