top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Para que a expectativa? (16/set)

Para refletir e conectar…

Quando estamos em qualquer ação é importante termos claro o que esperamos. Se não fazemos isso todo resultado é positivo o que também é bom, mas assim não temos parâmetros para escolher para decidir e para agir com assertividade. Então sim é importante definir a expectativa.

Por que respondo com reflexão, por que esse é o barato de fazer o que se faz, alguém que executa, negocia, faz, deixa aberta as expectativas acaba por aprender mais, por refletir mais sobre o que esperava e o que aconteceu.

Se as coisas não acontecem diferente do que pensei, não existe erro nem acerto, e portanto não existe aprendizado.

Posso estar sendo maluco de dizer que a expectativa serve tanto para nos frustrar, como também para trazer aprendizados do fazer diferente da próxima vez. Se crio a expectativa tenho um parâmetro pra refletir, se não a crio simplesmente sem parâmetros não me permito aprender, caindo na falsa impressão de que tudo está bem tudo esta correto.

A frase que discursa que “a ignorância é uma benção” autoexplica a importância da expectativa e para que ela é necessária. Para não ficarmos no tanto faz. Pense numa criança te respondendo a todo instante, tanto faz, A ou B, tanto faz, Qual a cor? Tanto faz. No tanto faz não existe reflexão, talvez sim não se gaste tempo de vida pensando, e realmente é algo a menos na importância do dia, mas qual seria o sentido da vida se não o de aprender ou experimentar.

Imagine um bebê, que nunca comeu laranja, será que ele tem uma expectativa de como será a laranja? Depende.

Se eu colocar no contexto que antes ele já tinha experimentado uma tangerina, talvez a expectativa dele, pela cor e semelhança seja de que a laranja tenha o mesmo sabor. Acredito que isso ocorre pelo simples fato de existir uma referência, um ponto referencial.

Se penso em refletir e conectar, é por que com a expectativa crio uma referencia de aprendizado, e um parâmetro de satisfação e evolução.

Como evoluir equilibrando expectativas?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page