Para refletir e conectar…
Quando estamos em qualquer ação é importante termos claro o que esperamos. Se não fazemos isso todo resultado é positivo o que também é bom, mas assim não temos parâmetros para escolher para decidir e para agir com assertividade. Então sim é importante definir a expectativa.
Por que respondo com reflexão, por que esse é o barato de fazer o que se faz, alguém que executa, negocia, faz, deixa aberta as expectativas acaba por aprender mais, por refletir mais sobre o que esperava e o que aconteceu.
Se as coisas não acontecem diferente do que pensei, não existe erro nem acerto, e portanto não existe aprendizado.
Posso estar sendo maluco de dizer que a expectativa serve tanto para nos frustrar, como também para trazer aprendizados do fazer diferente da próxima vez. Se crio a expectativa tenho um parâmetro pra refletir, se não a crio simplesmente sem parâmetros não me permito aprender, caindo na falsa impressão de que tudo está bem tudo esta correto.
A frase que discursa que “a ignorância é uma benção” autoexplica a importância da expectativa e para que ela é necessária. Para não ficarmos no tanto faz. Pense numa criança te respondendo a todo instante, tanto faz, A ou B, tanto faz, Qual a cor? Tanto faz. No tanto faz não existe reflexão, talvez sim não se gaste tempo de vida pensando, e realmente é algo a menos na importância do dia, mas qual seria o sentido da vida se não o de aprender ou experimentar.
Imagine um bebê, que nunca comeu laranja, será que ele tem uma expectativa de como será a laranja? Depende.
Se eu colocar no contexto que antes ele já tinha experimentado uma tangerina, talvez a expectativa dele, pela cor e semelhança seja de que a laranja tenha o mesmo sabor. Acredito que isso ocorre pelo simples fato de existir uma referência, um ponto referencial.
Se penso em refletir e conectar, é por que com a expectativa crio uma referencia de aprendizado, e um parâmetro de satisfação e evolução.
Como evoluir equilibrando expectativas?
Comments