top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Para quê a importância no contar de uma história?

Qual a importância, relevância, sentido ou sentir de uma história?

Essa pergunta deveria estar escondida ou lúcida em toda e qualquer história que fosse contada. O que se quer? Qual o objetivo? Para quê esta história?

Antes de contar uma história fiquei pensando naquelas que conto para mim mesmo internamente em meus pensamentos, com poucas lembranças percebi que não ia a fundo no para quê contava aquela história para mim mesmo daquele jeito. Criei automaticamente 2 categorias, as histórias boas e as histórias ruins. Me dei conta no instante de dividir que o volume das histórias que eu julgava ruins eram maiores, mais erros com seus aprendizados, algumas histórias de vitima, outras no sentido oposto. Qual a importância dessas histórias?

Não encontrei algo único ou especial, talvez o comum em grande parte foram os aprendizados para não repetir os mesmos erros, mesmo que a falta de visão positiva na maioria delas seja um erro por si só.

E se, por algum instante eu buscasse a importância positiva em todas elas. O que ficou de bom? O que evoluiu? O que se transformou? Percebi que me faria bem, e essa última seria a nova importância, ou por que não a importância de sempre.

Contamos histórias para que nos façam bem ou façam bem a outros.

Não me considero um bom contador de histórias, mas percebo que perdi o gosto por contar histórias que façam o bem, carregando a importância primordial de fazer o bem não importa à quem, pelas infinitas formas de contar uma história, com imagens, contos, dados ou expressões, afinal Chaplin nos mostrou como contar histórias sem dizer ou escrever palavra alguma.

O que mudou ao contar histórias?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page