top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Por que o vento sopra mudando de direção?

Impermanência.

Olhamos o vento com a perspectiva matricial, linear em 2D. Enquanto o vento obedece outras perspectivas, encontro de massas, vórtex circulares, canais de passagem, fluxos marítimos, elevação e pressão, gravidade ascendente e tantos outros termos que fazem com que o vento mude, até pelo peso da água sobre o sistema.

O objetivo aqui não é ser técnico, talvez os termos acima possam não estar diretamente relacionados, mas existem, estão lá, se olharmos para a complexidade ou analisarmos a fundo saberemos que isso ocorre. Só que nosso inconsciente simplifica, “Vento norte” ou “Vento sul”. É como se os padrões visuais existentes em nós se sobrepusessem ao complexo querendo facilitar a compreensão. O que é muito diferente de simplificar está análise.

Uso o vento, para explicar que estamos expostos cada vez mais a mais fatores. Nossos desejos mudam muito rápido, nossos planos não são mais de curto e longo prazo, acabam sendo, de presente, curtíssimo e curto prazo. É tudo pra ontem, o tempo pra pensar é limitado, operamos por reação ante ao contexto.

Não entendo de velejar, muito menos de vento. Penso que a metáfora desse esporte/arte milenar possa servir de apoio para tomarmos melhores escolhas/decisões de mudança de rumo.

Tenho em mim internamente alguns sensores que volta e meia aparecem, dizendo silenciosamente “fora de prumo, fora de prumo”, “corrigir rota, corrigir rota”. É um sentimento de que algo não está bem, de que precisa ser revisto, muitas vezes sem saber ao certo do que se trata, e o que fazer. É como se fosse um alerta de mudança de vento, parar estudar, aprofundar e perceber o novo contexto.

Talvez o por que não seja a reflexão chave, mas sim a forma como reagimos as mudanças intempestivas de cenário e clima, para continuarmos no caminho, avançando e evoluindo. Tem horas que é melhor voltar, esperar o mar calmar para navegar com mais força na direção correta. Talvez essa analogia acalme os sensores, trace novos rumos, ajuste os planos para seguir navegando.

É possível andar pra traz?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page