top of page
  • Foto do escritorRafael Urquhart

Quais as possibilidades em ampliar ou reduzir o campo de observação no presente?

Reduzir ou ampliar o campo de observação…

Em toda pergunta tem uma estrutura que quer dizer algo mais, quando olho pra sentença anterior, fico com a mão no zoom, aumentar ou diminuir, ir no detalhe isolado de contexto, ou ampliar o contexto ao nível máximo que sou capaz de observar?

Ontem a noite em mais uma brilhante explanação de John Croft, me deparei com um campo de observação a respeito de projetos, no mesmo gráfico era possível enxergar um projeto que estou inserido, na sua completude, assim como o meu próprio projeto de vida. Ao perceber que o padrão no nível mais simples era similar ao nível mais complexo, questionei se essa possibilidade podia incluir o padrão máximo, a humanidade como um todo, o projeto da terra desde o seu surgimento até o hoje.

Ao questionar, e ser correspondido, recebi a mensagem de que não importa o tamanho e a complexidade do projeto, as dificuldades serão as mesmas, e o padrão sistêmico de possibilidades muito provavelmente também.

Incrivelmente como algumas horas depois me conectei a uma memória de uma conversa com um Encarregado de Obras chamado Pedrinho (Me comprometo a buscar o nome completo), me recordo o momento do diálogo, era minha primeira grande obra de construção, estávamos observando a terraplanagem de instalação da unidade de britagem em Tanhaçu na Bahia, eu falava pra ele que estava curioso e aberto a aprender a tocar uma grande obra, ele me indagou me olhando nos olhos, todas as obras pequenas que já tocastes tem os mesmos problemas e soluções de uma grande obra, não importa o tamanho o processo é o mesmo, só tem mais pessoas.

Volto a pergunta, observando que quando amplio a observação me torno humilde frente a minha pequenez no processo como um todo, o importante é que essa humildade não anula a responsabilidade e tomada de ação quando olho no mesmo instante para o campo reduzido de observação, naquele momento tudo depende da minha ação, daquilo que estou fazendo ali agora. Afinal como me disse ontem o John, um grande projeto é a soma não linear de todos os pequenos projetos dentro dele, inclusive o projeto das pessoas que fazem parte desse projeto.

Como celebrar o desenrolar do projeto da nossa vida?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

...e se tudo fosse sobre aprender?

Uma premissa básica talvez? Uma constatação quem sabe? Triste ou feliz, tenso ou relaxado, rico ou pobre, bem ou mal, sei la quantos outros paradoxos extremados binários em que por padrão comum carreg

E de fato o que é sonhar?

Um verbo. Pronto, até aqui concordamos todos. Este é o limite do meu consicente, do pensar, do entender que consigo conectar com qualquer um que me lê, até o meu eu do futuro. O que é? Para quem? De f

Post: Blog2_Post
bottom of page